Forum Informática
Para ter acesso às demais áreas do fórum e para esclarecer as suas dúvidas de melhor forma, além de obter conteúdo exclusivo, por favor faça o registo no nosso fórum.

Com esse registo pode interagir melhor com a comunidade, fazer amizades e consequentemente jogar com elas, obter mais dicas e guias sobre o Projecto da Pro-Programming e saber mais sobres os grupos Portugueses.

Não perca tempo, faça já o seu registo!

© Fórum Pro-Programming

Em que hardware devo investir?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Em que hardware devo investir?

Mensagem  N|Z em Dom Abr 19, 2009 3:41 pm

Esta é uma questão levantada frequentemente por quem já tem um computador há algum tempo.
O aparecimento de novos sistemas operativos, nomeadamente o Windows Vista, colocou de pé atrás muitos utilizadores para fazer o upgrade devido à suposta “má optimização” do sistema e, principalmente, devido aos boatos que por aí se criaram.

Hoje em dia cada vez mais, temos acesso a bom software, software esse que por vezes, para se tornar suficientemente bom, precisa de recursos computacionais.

Esses recursos que o software exige são obviamente direccionados à sua função: cálculo, desenho, edição de vídeo, backup de informação, servidor de rede, máquina de jogos, etc.

Para todo esses diferentes tipos de software são exigidos recursos de hardware (individuais ou simultâneos) como o processador, placa gráfica, disco, interface de rede… mas o principal recurso é a memória RAM.

De modo grosseiro, quanto mais memória RAM tiver um computador mais aplicações podem estar abertas simultaneamente sem que seja necessário usar o disco para o swap (o conhecido tempo de espera para troca de aplicações enquanto o disco “tritura umas febras”).

Para quem adquiriu um computador médio há pelo menos 3 anos e ainda não fez upgrade à memória, depara-se provavelmente com uma quantidade de memória RAM não superior a 512MB. Para utilizadores de Windows XP esse valor é razoável para a utilização normal do computador mas assim que seja necessário abrir uma aplicação mais exigente… puff, lá se foi a velocidade. Já no Windows Vista está fora de questão corrê-lo com menos de 1GB de memória. Quanto aos utilizadores de sistemas recentes unix, provavelmente conseguem melhores resultados mas com pouca memória não há milagres.

Em suma, hoje em dia para um utilizador normal que apenas precise de usar o browser, ouvir música, gerir os e-mails e ver filmes, o mínimo de memória aceitável será 1GB. Para quem é adepto de bons jogos, o mínimo será 2GB. Para quem queira adquirir um computador agora, o mínimo de memória recomendável não deverá ser inferior a 4GB.

Outro qualquer investimento além da memória RAM deve obviamente ser tido em conta consoante as necessidades.

Como escolher a memória RAM que devo comprar?
Os factores que normalmente condicionam a escolha da memória RAM são:
• O valor que pretendemos gastar;
• A memória que já temos;
• O tipo de memória e a quantidade extra que a motherboard suporta.

Consoante o valor que se pode investir e a quantidade que se pretende comprar, é preciso ter em conta o tipo de memória que a motherboard suporta (SDR, DDR, DDR2, DDR3). Há motherboards que suportam 2 tipos, não sendo possível funcionar simultaneamente com os 2.

1º exemplo:

Tenho um PC com 1 módulo de 256MB SDR SDRAM. A motherboard tem livre 1 slot SDR e 2 slots DDR. Pretendo ter no mínimo 1GB de RAM. Que solução devo adoptar?

Neste caso, obviamente a prioridade é para a DDR, já que teoricamente trabalha ao dobro da velocidade (aproveita todos os ciclos de transição da velocidade de relógio). O módulo antigo ser+a inútil. Portanto, se a motherboard suportar Dual-Channel, o ideal será adquirir 2 módulos de 512DDR SDRAM. Caso esse suporte seja dúbio ou haja intenções futuras de novo upgrade, a melhor solução será adquirir apenas um módulo de 1GB de forma a ficar com um slot disponível.

2º exemplo:

Tenho um PC com 2 módulos de 1GB DDR2 em dual-channel. A motherboard tem mais 2 slots disponíveis. Quero fazer upgrade para 4GB. Devo comprar mais 2 módulos de 1GB ou adquirir 2 módulos de 2GB e colocar de parte os módulos antigos?

A resposta a esta questão tem alguns pro’s e contras. No caso de adquirir mais 2 módulos de 1GB (ficaria portanto com 4 módulos de 1GB) vai haver maior consumo de energia e consequentemente maior aquecimento no interior da caixa do PC (o que é mau).

A motherboard fica também sem slots disponíveis para novo upgrade. Em contrapartida, as latências (ou timmings) dos módulos de 1GB são menores do que dos módulos de 2GB (o que pode ser vantajoso).

Então, no caso de adquirir 2 módulos de 2GB acontecerá o inverso do que foi dito acima. Poderá também haver a hipótese de ficar com 2×1GB + 2×2GB (6GB de memória no total), podendo nesse caso haver eventualmente alguma incompatibilidade, devido a diferentes frequências e/ou latências. No caso de algum problema, BSOD’s ou reboot’s aleatórios, toda a memória deverá ser testada com software adequado.

3º exemplo:

Tenho um PC com 2 módulos de 2GB DDR2 em dual-channel (4GB). A motherboard ainda tem disponível 1 slot DDR2 e 3 slots de DDR3. Pretendo fazer upgrade para 6GB. Devo investir num módulo de 2GB DDR2 ou em 3 módulos de 2GB DDR3?

Bem, neste caso, se o valor da compra do kit triple-channel DDR3 não for problema, é aconselhável. No entanto as vantagens não vão por aí além. A velocidade é significativamente maior (o que é bom) mas, em contrapartida, as latências crescem da mesma forma (o que é menos bom, é a limitação da tecnologia).

Convém também haver certezas quanto ao suporte do triple-channel efectivo pela motherboard. Doutra forma, a compra do kit DDR3 poderá ser com vista no futuro e numa nova motherboard. Desse forma será um bom investimento.

Em tom de conclusão, antes de ser adquirida qualquer memória, o manual da motherboard deve ser consultado de forma a saber a memória que suporta e até que frequência suporta. É aconselhável a compra de memória com arrefecimento passivo. Quanto às marcas de memórias, não é aconselhável memória OEM (marca branca) nem Kingston das “mais baratas”. Caso se pretenda obter algum rendimento extra (overclock), podem ser vistos alguns conselhos neste artigo.


Código:
Créditos: http://www.pplware.com/

N|Z
Admin

Mensagens : 136
Data de inscrição : 11/04/2009

http://pro-programming.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum