Forum Informática
Para ter acesso às demais áreas do fórum e para esclarecer as suas dúvidas de melhor forma, além de obter conteúdo exclusivo, por favor faça o registo no nosso fórum.

Com esse registo pode interagir melhor com a comunidade, fazer amizades e consequentemente jogar com elas, obter mais dicas e guias sobre o Projecto da Pro-Programming e saber mais sobres os grupos Portugueses.

Não perca tempo, faça já o seu registo!

© Fórum Pro-Programming

Fish Shell 1.23.1 - Shell para tótós

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fish Shell 1.23.1 - Shell para tótós

Mensagem  N|Z em Qua Abr 22, 2009 10:35 pm

A consola de Linux é apenas um último recurso nos dias actuais, para resolver graves problemas numa distribuição de Linux. Há no entanto, sempre quem se queira aventurar pelo mundo vasto da linha de comandos e aprender algo mais sobre o funcionamento interno deste sistema operativo.

Fish Shell, é uma linha de comandos (Shell) amiga do utilizador. Ora mas não estaremos perante uma antítese?

Como é que uma linha de comandos, uma caixa obscura com uma panóplia de opções, pode ser amigável para um novo utilizador?

Pode ser difícil lidar com a consola para um utilizador que apenas se está a iniciar, mas de facto o fish pode facilitar em muito a tarefa de aprendizagem, com várias ajudas ao seu utilizador.

Vejamos alguns exemplos destas características:

SINTAX HIGHLIGHTING

O Fish shell traz por omissão suporte aos comandos mais comuns de Linux. Você poderá digitar um comando e assim que obter uma ocorrência de existência desse comando, este irá ficar com cor verde.


TAB COMPLETING

Outra das grandes funcionalidades é a possibilidade de ao escrever um comando, carregar em tab e quase instantaneamente lhe serão mostradas as alternativas que podem terminar o seu comando.


SUGESTÃO DE CORRECÇÃO

Apesar das anteriores funcionalidades, nada impede, por exemplo, que possa conjugar comandos aparentemente válidos ao nível da sintaxe e lhe surja um erro da má formação dos seus parâmetros. Nestes ou noutros erros o Fish irá avaliar o comando introduzido-o e propondo-lhe uma alternativa.

É uma grande ajuda, para quando não se lembrar de um comando, mas tem uma ideia de como se invoca.



Claro que estas são apenas algumas das funcionalidades do Shell Fish. Caso pretenda explorar mais potencialidades do funcionamento desta shell inteligente, digite o comando help a qualquer altura e o seu browser irá ser aberto com o manual desta pequena aplicação.

Como instalar e arrancar com a aplicação?

Bem, já que este artigo, é apenas para utilizadores mais avançados, vou quebrar a minha regra de dar sempre instruções de instalações utilizando o gestor de pacotes synaptic. E já que está a aprender, nada como começar com os seguintes comandos para instalação de pacotes.

Instalação na consola do Ubuntu:

sudo apt-get install fish

Para utilizadores de Fedora, o comando já será:

yum install fish

Depois é só chamar esta shell, dentro da shell de linux do Ubuntu, escrevendo simplesmente fish.

Não tenha receio, aprender comandos em bash de Linux é como em certas coisas na vida, só custa a primeira vez Wink. E com o Fish Shell, mais fácil será.


Sistema Operativo: GNU/Linux
Homepage: Fish
Código:
http://fishshell.org/index.php


N|Z
Admin

Mensagens : 136
Data de inscrição : 11/04/2009

http://pro-programming.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum