Aula 1 - Iniciação
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Aula 1 - Iniciação
Como já foi dito na Introdução, Algoritmia não é uma linguagem de Programação.
Por isso não fique admirado quando se aperceber de que os comandos não passam apenas de pedaçoes de texto que não executam nada.
O objectivo é dar a perceber como irão funcionar as linguagens de programação em geral.
Dando uma ideia daquilo que é preciso para estruturar um programa.
Conceitos:
Variável -> É um objecto que representa uma expressão ou um valor que pode variar ao longo do tempo.
Constante -> É um objecto que representa um valor fixo que não varia ao longo do tempo.
Comandos:
Estes são os comandos que vamos aprender nesta aula.
INICIO DE ALGORITMO -> Indica que o algoritmo começou.
FIM DE ALGORITMO -> Indica que o Algoritmo acabou.
ESCREVER -> Indica que alguma mensagem irá ser escrita no ecrã, a mensagem deve ser colocada entre aspas.
LER -> Indica ao Algoritmo para esperar até que o Utilizador introduza um valor.
DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS E CONSTANTES
A declaração de Variáveis e Constantes é um registo de todas as variáveis e constantes que serão usadas durante o programa. Ao programa que vamos construir chama-mos de Algoritmo, que provem da palavra Algoritmia.
1º Programa
INICIO DO ALGORITMO
DECLARAR ac, na, idade NUMÉRICO
ac=2009
ESCREVER "Introduza o seu ano de nascimento:"
LER an
idade=ac-an
ESCREVER "Você tem", idade, "anos!"
FIM DE ALGORITMO
Esplicação:
Em primeiro lugar temos -> INICIO DO ALGORITMO
Isto é escrito para indicar o inicio do Algoritmo
Depois temos -> DECLARAR ac, an NUMÉRICO
DECLARAR indica que vamos declarar variáveis e/ou constantes
ac, an estas são as variáveis e constantes, ac é uma constante e na é uma variável. “ac” significa Ano Corrente e é uma constante porque o ano corrente não irá mudar durante o programa.
an significa Ano de Nascimento e é uma variável porque o seu valor vai variar consoante a idade do utilizador que estiver a executar o programa.
NUMÉRICO indica que as variáveis e constantes são do tipo numérico, ou seja, o seu conteúdo é um numero ou uma expressão.
Depois temos -> ac=2009
Aqui estamos a dizer(Atribuir) que a constante ac vai ter o valor 2009 desde o momento que atribuímos até o programa acabar, se por acaso o valor for alterado a constante passa a ser uma variável.
Depois temos -> ESCREVER "Introduza o seu ano de nascimento:"
ESCREVER indica ao programa que o que vem a seguir vai ser escrito no ecrã
"Introduza o seu ano de nascimento:" é a mensagem que vai ser escrita no ecrã.
Depois temos -> LER[/I] [b]an
LER indica ao programa que deve esperar que o utilizador introduza um valor
an indica que o valor que o utilizador irá introduzir será guardado dentro da variável an
Depois temos -> idade=ac-an
idade=ac-an isto é uma expresão aritmética. O programa vai calcular a expresão da seguinte forma: o valor de idade vai ser o valor de ac menos o valor de an, se o utilizador introduzir 1984 a expressão ficará da seguinte forma: an = 2009 – 1984.
Depios temos -> ESCREVER "Você tem", an, "anos!"
Isto escreve no ecrã o que está dentro de aspas e na parte onde tem “, idade, “ significa que vai escrever o valor que está dentro da variável, que no exemplo é 25 (este resultado foi descoberto no passo x). No final vai ficar no ecrã a mensagem: Você tem 25 anos!
Depois Temos -> FIM DE ALGORITMO
Conclusões:
Aprendemos na 1ª aula uma serie de comandos, aprendemos a declarar variáveis e constantes, a fazer operações aritméticas, a escrever mensagens e a pedir valores ao utilizador.
Aprendemos também como iniciar e a terminar um programa.
Pro-Programming Team
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Por isso não fique admirado quando se aperceber de que os comandos não passam apenas de pedaçoes de texto que não executam nada.
O objectivo é dar a perceber como irão funcionar as linguagens de programação em geral.
Dando uma ideia daquilo que é preciso para estruturar um programa.
Conceitos:
Variável -> É um objecto que representa uma expressão ou um valor que pode variar ao longo do tempo.
Constante -> É um objecto que representa um valor fixo que não varia ao longo do tempo.
Comandos:
Estes são os comandos que vamos aprender nesta aula.
INICIO DE ALGORITMO -> Indica que o algoritmo começou.
FIM DE ALGORITMO -> Indica que o Algoritmo acabou.
ESCREVER -> Indica que alguma mensagem irá ser escrita no ecrã, a mensagem deve ser colocada entre aspas.
LER -> Indica ao Algoritmo para esperar até que o Utilizador introduza um valor.
DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS E CONSTANTES
A declaração de Variáveis e Constantes é um registo de todas as variáveis e constantes que serão usadas durante o programa. Ao programa que vamos construir chama-mos de Algoritmo, que provem da palavra Algoritmia.
1º Programa
INICIO DO ALGORITMO
DECLARAR ac, na, idade NUMÉRICO
ac=2009
ESCREVER "Introduza o seu ano de nascimento:"
LER an
idade=ac-an
ESCREVER "Você tem", idade, "anos!"
FIM DE ALGORITMO
Esplicação:
Em primeiro lugar temos -> INICIO DO ALGORITMO
Isto é escrito para indicar o inicio do Algoritmo
Depois temos -> DECLARAR ac, an NUMÉRICO
DECLARAR indica que vamos declarar variáveis e/ou constantes
ac, an estas são as variáveis e constantes, ac é uma constante e na é uma variável. “ac” significa Ano Corrente e é uma constante porque o ano corrente não irá mudar durante o programa.
an significa Ano de Nascimento e é uma variável porque o seu valor vai variar consoante a idade do utilizador que estiver a executar o programa.
NUMÉRICO indica que as variáveis e constantes são do tipo numérico, ou seja, o seu conteúdo é um numero ou uma expressão.
Depois temos -> ac=2009
Aqui estamos a dizer(Atribuir) que a constante ac vai ter o valor 2009 desde o momento que atribuímos até o programa acabar, se por acaso o valor for alterado a constante passa a ser uma variável.
Depois temos -> ESCREVER "Introduza o seu ano de nascimento:"
ESCREVER indica ao programa que o que vem a seguir vai ser escrito no ecrã
"Introduza o seu ano de nascimento:" é a mensagem que vai ser escrita no ecrã.
Depois temos -> LER[/I] [b]an
LER indica ao programa que deve esperar que o utilizador introduza um valor
an indica que o valor que o utilizador irá introduzir será guardado dentro da variável an
Depois temos -> idade=ac-an
idade=ac-an isto é uma expresão aritmética. O programa vai calcular a expresão da seguinte forma: o valor de idade vai ser o valor de ac menos o valor de an, se o utilizador introduzir 1984 a expressão ficará da seguinte forma: an = 2009 – 1984.
Depios temos -> ESCREVER "Você tem", an, "anos!"
Isto escreve no ecrã o que está dentro de aspas e na parte onde tem “, idade, “ significa que vai escrever o valor que está dentro da variável, que no exemplo é 25 (este resultado foi descoberto no passo x). No final vai ficar no ecrã a mensagem: Você tem 25 anos!
Depois Temos -> FIM DE ALGORITMO
Conclusões:
Aprendemos na 1ª aula uma serie de comandos, aprendemos a declarar variáveis e constantes, a fazer operações aritméticas, a escrever mensagens e a pedir valores ao utilizador.
Aprendemos também como iniciar e a terminar um programa.
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